Botao 2-Recuse.png
Mosaico4.JPG

Recuse produtos que são ruins para o meio ambiente. Recuse por exemplo utilizar utensílios ou canudos de plástico, ou produtos com embalagens que não permitam recarregar, dando preferência para produtos que tenham refil.

 

Portanto, a etapa de “recusa” envolve dizer “não” ao desperdício na forma de descartáveis ​​de uso único, como sacolas, canudos, talheres, copos, bem como lixo eletrônico, brindes promocionais e outros itens não necessários de curta duração que têm apenas a passagem de ida para a lixeira.

 

Se você tem o hábito de usar canudos, recuse usar canudos de plástico ou mesmo de papel, levando o seu próprio canudo de vidro ou metal.

  •  

Consumo de água

 

    • Não lavar o quintal, calçada ou carro com água potável

 

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum no Brasil, que traz enormes impactos. Em 15 minutos são consumidos 279 litros de água.(1)

 

É absolutamente inconcebível ver pessoas lavando o quintal, calçada ou veículos com água potável. Esse problema é tão sério e recorrente, que muitas cidades criaram um canal para receber denúncias e multar infratores. No caso de São Paulo, o decreto 58.341 de 2018, regulamenta a lei 16.172 de 2015, que proíbe lavar calçadas com água potável, inclusive estabelecendo multa pecuniária. Verifique se a sua cidade tem um telefone para receber denúncias desta natureza e exerça o seu papel de cidadão, mas acima de tudo rejeite varrer a calçada com água potável.

 

 

NUNCA descarte de produtos contaminantes no meio ambiente

 

    • Pilhas e baterias

 

Nunca descarte pilhas e baterias usadas no lixo doméstico, pois ao fazer isso, esse material vai parar em aterros sanitários e vai contaminar o solo. Junte as pilhas e baterias usadas e procure um ponto de coleta e descarte adequado desses materiais.

 

  • Lâmpadas

 

Outro material que nunca deve ser descartado no lixo doméstico, são as lâmpadas usadas. As lâmpadas alógenas e fluorescentes possuem materiais contaminantes, que produzem efeitos muito negativos ao serem descartadas no lixo comum, que termina em aterros sanitários. Apesar de menos contaminantes, as lâmpadas de LED também não devem ser descartadas no lixo doméstico comum. Junte as lâmpadas usadas e leve a um ponto de coleta e descarte adequado desses materiais.

 

(1) Fonte: site da Sabesp - http://site.sabesp.com.br/