Botao 5-Repare.png
Mosaico4.JPG

Para cada item que não pode ser recusado, reduzido ou reutilizado, tente reaproveitá-lo ou repara-lo. Antes de jogar fora um item que está danificado, considere maneiras de consertá-lo primeiro. Muitos itens, incluindo eletrônicos, eletrodomésticos e roupas, podem ser consertados, não apenas ajudando o meio ambiente, mas economizando dinheiro.

 

Itens como torneiras, chuveiros e válvula de descarga também são rotineiramente responsáveis por disperdicio de água, devido a defeitos, portanto repara-los é um ato sustentável, além de propiciar economia de dinheiro através da redução do consumo.

  •  

Consumo de água

 

A consciência no consumo de água é um dos principais fatores que levam a mudança de comportamento. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

 

  • Revisão da válvula ou a caixa de descarga

 

O vaso sanitário é um grande vilão quando o assunto é consumo de água, portanto deve ser utilizado com consciência. Deve-se evitar jogar pontas de cigarro ou papel higiênico no vaso sanitário, tanto para evitar uma demanda maior de água, como para evitar entupimentos. 

 

Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar mais que o dobro. Por esta razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os vazamentos assim que forem notados. 

 

Existem também modelos de descarga mais econômicos e eficientes, que utilizam menos água do que as caixas antigas, ou as válvulas do tipo hidra. Existe à venda no mercado vasos sanitários com caixas acopladas que consomem entre 3 e 6 litros por descarga, dependendo da finalidade de sua utilização.

 

      • Troca de torneiras

 

Torneiras vazando podem consumir muita água - Uma torneira gotejando pode desperdiçar mais de 40 litros de água por dia! Portanto, é importante revisa-las, ou troca-las caso seja requerido. Adicionalmente, em alguns lugares da casa é possível usar torneiras automáticas que fecham após um intervalo. Essas torneiras são particularmente uteis em lavabos e estabelecimentos comerciais..

 

Maximize o uso de eletrônicos

 

Uma grande contribuição que você pode dar para o meio ambiente e para o seu bolso é maximizar o uso de todo e qualquer equipamento eletrônico que adquirir. Celulares, computadores, tablets, televisores e eletrodomésticos podem ser utilizados até que estejam atendendo a sua necessidade, mas geralmente são trocados para atender a requisitos de estética ou para estar atualizado com o último modelo. Um telefone celular, por exemplo, duas ou três versões anteriores a última pode atender perfeitamente as necessidades de seu usuário, ainda assim, se for necessário trocar o seu aparelho, doe para outra pessoa que poderá utilizá-lo, e se não tiver mais condições de uso, faça o descarte corretamente.

 

Um desafio adicional é uma pratica, que tem sido sistematicamente adotada pela indústria, como parte da sua estratégia de produção, conhecida como obsolescência programada, que afeta produtos de múltiplos setores, em especial os eletrodomésticos e os eletrônicos, como os smartphones, que em muitos casos ficam mais lentos e começam a falhar dois anos depois de comprados. Clique aqui e baixe o documento “O desafio da Obsolescência”. 

    •  

Não jogue no lixo, doe

 

É muito comum as pessoas descartarem objetos que não usam mais no lixo comum, no entanto, se perde uma oportunidade importante de doar para pessoas que precisam itens como: roupas, calçados, celulares, eletrodomésticos, entre outros objetos. Então, antes de jogar no lixo, qualquer objeto, avalie a possiblidade de doa-lo para alguém que precisa. Se não quiser se ocupar de encontrar um interessado, procure instituições que recolhem objetos da natureza que você dispõe e ofereça para doação. Lembre-se que ao doar um objeto, por exemplo um eletrométrico em boas condições, você estará prolongando o seu ciclo de vida, como consequência reduzirá a necessidade de consumir mais recursos do planeta para produzir um novo aparelho, além disso, terá um efeito social importante.

 

Um detalhe muito importante, isso serve para comida também. Se você tem algo sobrando em sua dispensa doe para quem precisa. Se você tem comida pronta que não vai consumir, congele para posterior consumo, ou procure alguém que aceite.