Botao 4-Reuse.png
Mosaico4.JPG

Qualquer produto que você comprar deve ser reutilizado o máximo possível, mesmo após sua vida útil. Pergunte a si mesmo se o item pode ser reutilizado de uma nova maneira. A água, um produto altamente escassos no mundo, também pode ser reutilizada, como por exemplo a água descartada por sua lavadora de roupas, que pode ser reutilizada para lavar o quintal. 

 

Do ponto de vista de produtos para consumo, reutilizar significa trocar itens descartáveis ​​por alternativas reutilizáveis ​​e permanentes. Isso pode ser, por exemplo, adquirir um recipiente de bebida reutilizável e carregá-lo com você quando estiver fora de casa. Significa levar talheres reutilizáveis ​​como medida para evitar talheres descartáveis. Uma garrafa de vidro recarregável ou garrafa de água de aço inoxidável é o seu ingresso para se separar das garrafas de plástico para sempre! 

Água de reuso (água cinza)

 

  • Reaproveitamento da água da lavadora de roupas

 

A cada ciclo de lavagem de uma máquina de cinco quilos são gastos até 135 litros de água – dependendo do modelo e antiguidade da lavadora – que pode ser reutilizada para diversos fins como:

 

      • Lavar quintal, carro etc.
      • Uso no banheiro
      • Reutilização para a próxima lavagem
      • Regar jardim (água de enxague)

 

Para reaproveitar a água das lavadoras de roupas, você pode simplesmente retirar a mangueira de saída da água do cano de esgoto e desviar a água para um tambor ou qualquer outro recipiente grande. Ainda assim, podem ser coletados dois tipos de água, a da lavagem, com sabão e a de enxague, que pode ser quase limpa, pode ser usada para regar o seu jardim ou gramado, ou para o próximo ciclo de lavagem. A água que contêm sabão pode ser utilizada em vasos sanitários e para lavar o quintal e outras áreas externas, inclusive reaproveitando o sabão que já vem na água.

Se houver interesse, poderá ser criado um esquema simples de desvio da água, com uma bifurcação parar desviar a água para um recipiente de coleta, ou desaguar no esgoto.

 

  •  Aproveitamento da água de chuva

 

A água de chuva pode ser coletada, armazenada e usada para diversos fins como:

 

      • Lavar quintal, carro etc.
      • Uso no banheiro
      • Regar jardim (água de enxague)
      • Regar horta

 

O processo de coleta da água da chuva é um pouco mais complexo, comparado ao reaproveitamento da água de lavadoras de roupas, mas pode ser uma fonte muito interessante para o uso racional da água.

 

A geralmente é coletada de telhados, através de calhas ou tubulações especificamente instaladas para este fim. A água pode ser armazenada em cisternas, tanques com tampa, caixas d´água com tampa. Clique aqui e faça download do documento “Captação de água de chuva”. Também é necessário instalar um sistema de tubulação e torneira para uso da água. É importante ressaltar que em caso de armazenagem da água, será necessário manter o reservatório com a tampa e quaisquer aberturas fechadas para evitar a contaminação da água com a entrada de ratos, pássaros ou insetos, além da proliferação de mosquitos, como os da dengue.

 

O reservatório também deve ser protegido da luz solar, e prever uma saída de fundo no reservatório que permita a sua limpeza. Para tempos longos de armazenamento é recomendada a desinfecção com compostos de cloro, pois é bastante normal a proliferação de algas.

 

É importante ressaltar que a água da chuva não é potável em natura, pois existem substâncias tóxicas e poluentes, como ácidos, fuligem, bactérias e outros agentes que podem causar danos à saúde humana.

 

Para consumo humano é necessário fazer o tratamento da água da chuva antes utilizá-la. Esse tratamento pode ser realizado em casa, mas não é um processo simples. As etapas básicas de tratamento a que a água deve ser submetida são: filtragem para retirada de material particulado, desinfecção para a eliminação de microrganismos e a fluoretação para adição de flúor visando prevenir cáries. 

 

Reuso de papel

 

A água é um recurso primário que é uma parte vital do processo de fabricação de papel, necessária praticamente todas as etapas, tanto para papel virgem como papel reciclado.

 

Os processos convencionais de fabricação de papel exigem 40 m3 para produzir uma tonelada de papel, a maioria resultante da fabricação de celulose virgem. Ao reutilizar as fibras várias vezes, a fabricação de papel reciclado consome cerca de 24 m3 por tonelada – uma economia de cerca de 47%. A produção de uma tonelada de papel reciclado utiliza menos 23.400 litros de água comparada a produção de papel não reciclado.

 

Além da água, para cada tonelada de papel reciclado comprada em vez de não reciclado, são economizados 3.799 kWh de eletricidade. Isso é energia suficiente para alimentar uma lâmpada padrão continuamente por quase 5 anos.

 

    • Imprima usando os dois da folha

 

A folha de papel que você imprimiu à toa, custou 10 litros de água para o planeta. (1)

Fazendo uma conta simples, uma empresa que gasta, em média, 10 mil folhas de papel, com uma simples medida de usar os dois lados das folhas poderá obter uma economia de 5.000 litros de água!

Se puder usar papel reciclado, você poderá contribuir ainda mais com o consumo de água e energia.

 

  •  
  • Envie documentos por e-mail

 

A digitalização é uma das melhores maneiras de reduzir o desperdício, além de ser muito mais ágil. O desperdício de papel é um tema relevante para o meio ambiente, mas a tinta usada para impressão também não é um tema menor. Uma vasta gama de documentos pode ser enviada por e-mail, como: relatórios, material de publicidade, pedidos e notas fiscais. Clique aqui para ver o documento: “12 motivos para não imprimir”.

 

Embalagens

 

As embalagens são um grande desafio para a natureza, pois basicamente tudo que consumimos é entregue em algum tipo de embalagem, geralmente de plástico. As conveniências que os plásticos oferecem, no entanto, levaram a uma cultura de descarte que se transformou em um dos maiores desafios para o meio ambiente. Os plásticos descartáveis ​​representam 40% do plástico produzido a cada ano, e muito pouco desse material é reciclado. As embalagens, como sacolas plásticas e de alimentos, têm uma vida útil de minutos, em alguns casos, mas podem persistir no meio ambiente por centenas de anos.

 

    • Use sacolas retornáveis

 

Não dá para colocar uma sacola de tecido no ombro e achar que os problemas das sacolas plásticas estão resolvidos. Mais além do que sacolas descartáveis, os diferentes tipos de embalagens de plástico são usados em quase tudo que consumimos, portanto formam uma equação muito complexa de ser resolvida com soluções simplórias. Na verdade, mesmo soluções complexas, não conseguem endereçar 100% de todo plástico que é colocado no mercado diariamente.

 

Ademais, este é um tema bastante controverso por envolver muitos interesses financeiros. No que tange o grupo sacolas, existem, por exemplo, correntes que defendem o uso de sacolas plásticas, outros, sacolas de papel, e alguns poucos são os que defendem o uso de sacolas de tecido.

 

A sacola plástica parece ser indefensável, pois apresenta problemas desde a sua produção, até o descarte. O processo de produção não é sustentável, porque sua principal matéria-prima, o polietileno, além de ser um derivado do petróleo, faz com que as sacolas demorem séculos para se degradarem naturalmente.

 

Os volumes de sacolas plásticas consumidas no Brasil são alarmantes, estima-se algo como 1,5 milhão de sacolas por hora. Desse volume, mais de 4 bilhões de sacolas de plástico acabam em lixões todo ano, impossibilitando a reciclagem. Mesmo as embalagens produzidas com PLA, que é biodegradável, tem que ser descartada corretamente para completar o ciclo de decomposição.

 

Com um índice baixíssimo de reciclagem, as sacolas plásticas representam um sério desafio para aterros e lixões. Devido a sua impermeabilidade, retém a água e torna o solo também impermeável, criando camadas de plástico que aumentam a ocorrência de bolsões de gás, os quais podem liberar metano para a atmosfera. Além disso, o processo de decomposição do plástico libera gás carbônico, contribuindo para o aumento do efeito estufa.

 

As sacolas plásticas são, também, a causa principal de entupimentos nas passagens de água, bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos. Também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando uma grave ameaça para a vida dos animais.

 

Uma alternativa é usar sacolas de papel. No entanto, as sacolas de papel, apesar de serem menos ruim do que as sacolas de papel, pois podem ser recicladas e levam menos tempo para se decompor. Por outro lado, a matéria prima das sacolas de papel vem das árvores, além do enorme consumo de energia no processo produtivo.

 

Portanto, a ação transformadora para o problema do plástico é reduzir o volume de plástico consumido e descartado. Com esse pensamento, se grande parte da população adotar o hábito de levar suas sacolas reutilizáveis em suas compras, haverá uma consequente redução do volume de sacolas plásticas descartadas nos lixões e aterros sanitários. Entretanto, há que se buscar muitas outras ações para reduzir o consumo e descarte de todos os tipos de plástico, como o uso de refil.

 

    • Prefira comprar produtos que tenham refil

 

A maioria dos produtos para envase, como detergentes, produtos de limpeza, xampu, amaciante para roupas, dentre muitos outros são do tipo LDPE, cuja matéria prima é o polipropileno, que é feito de petróleo.

Apesar de ser reciclável este tipo de plástico inunda os lixões e aterros sanitários, por isso, uma das maneiras de reduzir a quantidade deste tipo de plástico descartado é através do reuso das embalagens, comprando os produtos em embalagens do tipo refil. Desde produtos de higiene como xampu, passando por produtos de limpeza, e muitos outros podem ser adquiridos em embalagens simples e acondicionadas na embalagem original, normalmente de LPDE.

Apesar de não ser uma ação que vai salvar o planeta, pode contribuir muito para reduzir a quantidade deste tipo de plástico, que geralmente vai parar em lixões. Lembre-se que é muito importante reusar, antes de descartar ou reciclar.

 

    • Caixas de ovos – produto a granel

 

Comprar produtos a granel, além de permitir escolher os produtos que está comprando, é possível acondicioná-los em embalagens retornáveis ou de reciclagem mais fácil. Este é o caso das embalagens de papelão que, geralmente, são utilizadas para acondicionar ovos. Em muitas feiras livres, ou feiras de produtos orgânicos é possível comprar ovos, que você poderá escolher, um a um, e acondicionar na sua própria embalagem.

 

Também é possível comprar grãos, como: arroz, feijão, ervilha, grão de bico e outros a granel, e utilizar embalagens de papel ou a sua própria embalagem retornável. Outros produtos como batata, cebola, alho, e muitos outros também podem ser adquiridos a granel.

 

    • Água mineral de garrafão

 

Uma medida simples, mas muito interessante sob o ponto de vista econômico e do meio ambiente é consumir água mineral em garrafões plásticos retornáveis que tem vida útil de 2 a 3 anos, evitando-se o uso de garrafas PET. Além de ser viável economicamente, evita-se o despejo de toneladas de garrafas PET que vão para o lixo diariamente.

 

Embalagens mínimas

 

Procure consumir produtos de fornecedores que tenham o compromisso de usar embalagens recicláveis, além de reduzir a quantidade de embalagens utilizadas dos produtos. Algumas alternativas são: invólucro de vários produtos e não embalagem individuais, faixa de papelão ou cordas de fibras naturais para produtos em resma, usar jornal para embalar produtos não contamináveis, embalagens simples que usem pouca tinta etc.

 

Uma das embalagens mais utilizadas no passado foram as folhas de jornal, que se encaixam perfeitamente no mundo sustentável, pois agridem muito menos o meio ambiente. Da mesma forma as folhas de papel de seda, que são finas e consequentemente empregam menos matéria prima, para embalar pães, doces, e outros produtos em natura.

 

É possível substituir plástico bolha por caixas de leite vazias, em especial para embalagens maiores. As caixas de leite tampadas, e sem lavar, produzem um gas, com o resíduo do leite e se tornam uma ótima opção para embalar objetos grandes, inclusive por sua resistência. Além disso, você pode inserir um bilhetinho sugerindo a reciclagem das embalagens para quem vai recebê-las

 

(1) Fonte: site http://www.theworldcounts.com