Destruicao dos habitats.png

 

Cada vez espaço é requerido para acomodar o crescimento da população mundial, como alternativa o homem continuamente invade os ambientes naturais, destruindo assim os habitats de inúmeras espécies. À medida que a necessidade aumenta ocorrem invasões sobre florestas fragmentando e destruindo o habitat remanescente, o que fragiliza enormemente essas áreas, matando ou reduzido as populações naturais de plantas e animais pequenas.

 

De acordo com pesquisadores, apenas um quarto das áreas terrestres e um terço dos oceanos permanecem relativamente intactos pela atividade humana. Além da busca por espaço, o homem necessita se alimentar, por isso, o homem desmata áreas de florestas para criação de pastagens para o gado e para o plantio de uma vasta gama de produtos comestíveis.

PER-Arequipa-setp17_269-2.jpg

Essa atividade causa um enorme impacto ambiental que vai desde a floresta que alberga espécies nativas até o habitat dos animais que se vê totalmente destruídos. Outra fonte que o homem imaginava ser inesgotável de alimentos era o oceano, que já se observa um enorme desgaste por conta da pesca excessiva. Além dos efeitos imediatos da devastação, ocorre um efeito ainda mais perverso: aquecimento da temperatura no planeta, que desencadeia eventos naturais sem precedentes como: poluição do ar, elevação do nível dos oceanos, chuvas e alagamentos, estiagens prolongadas, dentre outros.