Botao-FaunaEflora-G.png

 

O ecossistema é uma rede complexa e interconectada que compreende elementos bióticos e abióticos. Os elementos bióticos incluem todos os organismos vivos, como plantas, animais e microrganismos. Os componentes abióticos, por outro lado, incluem entidades não vivas que são vitais para a sobrevivência da vida e incluem solo, água, clima etc. Entre todos os elementos bióticos, Flora e Fauna, além de muito importantes, são os mais fascinantes.

 

De maneira muito simples, o termo flora refere-se a toda a vida vegetal e o termo fauna representa toda a vida animal.

 

    • Significado de Flora

 

O termo flora em latim significa “Deusa da Flor”. Flora é um termo coletivo para um grupo de vida vegetal encontrado em uma determinada região. Todo o reino vegetal é representado por este termo.

A flora é classificada e diferenciada com base em muitos fatores. O melhor deles é a área em que crescem ou são encontrados. Alguns crescem em regiões desérticas ou na água, alguns são encontrados em áreas montanhosas, enquanto alguns são endêmicos de uma localização geográfica específica.

 

De acordo com o local em que crescem, também apresentam adaptações. Por exemplo, os cactos são vistos naturalmente nos desertos. Eles têm adaptações como folhas modificadas ou espinhos para preservar a água e se proteger de predadores. Já a flora agrícola consiste em plantas cultivadas pelo homem para seu uso.

 

As plantas nativas formaram relações simbióticas com a vida selvagem nativa ao longo de milhares de anos e, portanto, oferecem o habitat mais sustentável. Uma planta é considerada nativa se ocorreu naturalmente em uma determinada região, ecossistema ou habitat sem introdução humana.

 

Ao longo dos anos, a flora nativa evoluiu em conexão com as demais plantas e animais de sua região. Através da evolução e adaptação, a natureza mantém um equilíbrio perfeito para apoiar a coexistência de plantas nativas saudáveis ​​e populações de animais em uma área. Infelizmente, as pessoas têm perturbado esse equilíbrio.

 

As plantas nativas ajudam muito o meio ambiente quando plantadas em locais que atendem às suas necessidades de crescimento mantendo a umidade do solo e o clima de uma determinada região. Isso significa menos irrigação suplementar, e problemas de pragas que exigem a aplicação de produtos químicos tóxicos. As plantas nativas também auxiliam no escoamento da água da chuva, mantendo o solo saudável, pois seus sistemas radiculares são profundos e evitam que o solo seja compactado.

 

Relações simbióticas dentro de um ecossistema

A arquitetura do crescimento natural da flora nativa beneficia todo o ecossistema que está inserida. As plantas crescem naturalmente em um arranjo de copas para fornecer sombra ou luz necessária à vegetação rasteira.

 

As plantas que crescem juntas são geralmente aquelas cujas raízes diferem em comprimentos ou configurações. Suas raízes absorvem nutrientes de diferentes áreas do solo para deixar nutrientes suficientes para outros. Algumas plantas podem requerer nutrientes completamente diferentes, de modo que a relação com outras plantas não é competitiva.

 

    • Significado da fauna

 

A fauna representa a vida animal existente de uma região. Existem muitas explicações sobre a origem da palavra. De acordo com a mitologia romana, Fauna ou “Faunos” é o nome da deusa da fertilidade. Outra fonte é “faunos” que significa “espíritos da floresta”. 

 

O reino animal compreende uma variedade de formas de vida animal. Assim, a classificação da fauna é muito mais complexa do que a divisão da flora. Fazem parte da fauna, aves, peixes, repteis, microrganismos, e muitos outros grupos de animais.

 

Animais nativos, que são aqueles nascidos e criados naturalmente em uma determinada área de floresta, ou animais migratórios que passam regularmente períodos ou estações do ano, em uma determinada área e voltam para o seu habitat original, desempenham papéis importantes em ambos os ecossistemas.

 

Animais agindo como predadores impedem que populações de outros animais se tornem muito numerosas em uma área. Um exemplo de equilíbrio do ecossistema são os jacarés agindo como predadores em rios e lagos com piranhas. Por outro lado, os insetos e a variedade de presas fazem a dieta dos predadores, como pássaros e peixes. Os predadores morreriam de fome se não fosse por eles.

 

Os herbívoros gerenciam o crescimento da vegetação e ajudam a manter o equilíbrio ecológico dentro de uma região. Os decompositores (minhocas, moscas e piolhos, entre outros) realizam serviços críticos de reciclagem, digerindo plantas em decomposição, detritos animais, fungos e bactérias enquanto secretam minerais e nutrientes no solo. Essas substâncias são, por sua vez, essenciais para as plantas nativas que as absorvem prontamente.

 

Amazônia é o bioma brasileiro com maior riqueza de espécies da fauna, abrigando mais de 73% das espécies de mamíferos e 80% das de aves existentes no Brasil. Estima-se em trinta milhões de espécies animais, sem contar com espécies ainda não catalogadas.

 

    • A importância de preservar

 

Os ecossistemas nos fornecem um serviço inestimável, e se compõem de uma gama diversificada de espécies que se interligam para formar uma cadeia complexa. Quando uma espécie se perde, corremos o risco de perturbar esse delicado equilíbrio, tornando o ambiente mais vulnerável a desastres naturais, distúrbios humanos e mudanças climáticas.  

 

Infelizmente, uma impressionante variedade de espécies do nosso planeta está sob séria ameaça, devido ao desmatamento, poluição, caça predatória e inúmeras outras pressões causadas pelo homem. 

As consequências de não proteger nossas florestas, mares, pântanos e pastagens e a riqueza de espécies que eles sustentam provocam desiquilíbrios constantes no ecossistema afetando todo tipo de vida que há na terra.