O déficit ecológico mundial é conhecido como superação ecológica global. Desde a década de 1970, a humanidade está em superação ecológica, com a demanda anual de recursos excedendo a biocapacidade da Terra. Atualmente a humanidade usa o equivalente a 1,75 Terras para fornecer os recursos que usamos e absorver nossos resíduos, com base na edição de 2022 das Contas Nacionais de Pegada e Biocapacidade do Global Footprint Network.
Isso significa que atualmente a Terra leva um ano e oito meses para regenerar o que usamos em um ano.
A humanidade usa mais recursos e serviços ecológicos do que a natureza pode regenerar por meio da pesca excessiva, da exploração excessiva de florestas e da emissão de mais dióxido de carbono na atmosfera do que as florestas podem sequestrar.
O Global Footprint Network criou um mecanismo para calcular a Pegada Ecológica estabelecendo um padrão global para medir os recursos globais, permitindo comparar o consumo humano de recursos naturais com a situação real. O Dia da Sobrecarga da Terra marca o dia do ano em que as pessoas começam a consumir mais recursos naturais do que a Terra pode fornecer e reproduzir em um ano.
Antes da pandemia de 2019, a cada ano, o dia da sobrecarga vinha sendo antecipado, ou seja, continuamos a consumir vorazmente os recursos naturais da terra. Com a pandemia mais controlada, já se nota em 2021 um retorno da tendencia anterior. Veja no gráfico, abaixo a evolução desde 1970.