RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2021-22

 

Tempos incertos, vidas instáveis: moldando nosso futuro em um mundo em transformação

 

PUBLICADO EM: 08 DE SETEMBRO DE 2022

Vivemos em um mundo de preocupação. A pandemia de Covid-19, ainda em curso, causou grandes impactos no desenvolvimento humano em quase todos os países, e continua a gerar variantes de forma imprevisível. A guerra na Ucrânia e em outros lugares criou mais sofrimento e incertezas em todo o globo. Temperaturas recordes, incêndios, tempestades e inundações soam o alarme de sistemas planetários cada vez mais fora de sintonia. Juntos, estes eventos, estão alimentando uma crise de proporções globais, projetando um cenário de tempos incertos e vidas instáveis.

 

Esse panorama já vinha sendo esperado, mas suas dimensões estão tomando novas formas sinistras hoje. Um novo “complexo de incertezas” está emergindo de maneira nunca visto antes na história humana. Constituindo-o estão três vertentes voláteis e interativas: as pressões planetárias desestabilizadoras e as desigualdades globais, a busca de transformações sociais abrangentes para aliviar essas pressões e a polarização generalizada e intensificada.

 

Esse novo complexo de incertezas está impedindo o desenvolvimento humano e perturbando vidas em todo o mundo. Após a pandemia, e pela primeira vez, o valor global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) caiu por dois anos consecutivos. Apesar que a pandemia só fez agravar a situação, os sentimentos de insegurança estavam aumentando em quase todos os lugares, antes da pandemia. É difícil pensar em desenvolvimento humano em um sistema tão desigual e injusto.

 

Um grupo importante de pessoas sentem-se alienadas de seus sistemas políticos, o que indica uma piora nos sistemas democráticos. Mesmo em países onde houve avanços, não foi afastado o perigo e a incerteza da população. Outro aspecto preocupante é a educação, que foi tremendamente afetada durante a pandemia, e provavelmente vai requerer anos para voltar a patamares anteriores.

 

A fome ganhou contornos de gravidade jamais vistos nos últimos anos, e somente será extinta com uma cruzada global, que está cada vez mais distante, pois os fenômenos climáticos tem sido implacáveis, criando grandes barreiras para o desenvolvimento humano. Mas não podemos perder a esperança, desde que genuinamente nos dediquemos a reimaginar nosso futuro, renovar e adaptar nossas instituições e criar novas histórias sobre quem somos e o que valorizamos.

 

Clique aqui para fazer o download do relatório.

 

 

Transformando para criar um mundo melhor.png