Sobre Ecopatas.png

Fundada em 2018 por três mulheres guerreiras: Lúcia Fragoso - Bióloga, Nathalia Fragoso - Analista de Comunicação e Flávia Monteiro - Consultora Educacional, desde sempre envolvidas e engajadas na causa da proteção animal.

 

Em agosto de 2018 iniciaram a arrecadação de tampas plásticas e lacres de alumínio. Em dezembro do mesmo ano nasceu a Ecopatas e após a divulgação nas redes sociais, a ideia se espalhou rapidamente, e não para de se expandir. 

 

Ecopatas arrecada tampas plásticas (de água, refrigerante, iogurte, leite, suco, isotônico, produtos de limpeza, creme dental, achocolatado, entre outras) e lacres de alumínio, vendemos este material para reciclagem e 100% da verba obtida é revertida para castração de animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade em comunidades carentes.

 

Ecopatas não resgata e nem abriga animais. Nosso foco é a esterilização de cães e gatos (e até coelhos) para, aos poucos, diminuir o número de abandonos e a proliferação destes animais nas ruas.  

 

Desde o início das nossas ações, arrecadamos mais de 212 toneladas de tampas plásticas, e mais de 12 toneladas de lacres de alumínio o que nos possibilitou a castração de pouco mais de 8100 animais (Dados atualizados até 15/05/2023).

 

Possui cerca de 150 pontos de coleta voluntários em São Paulo, região metropolitana, além de algumas cidades do interior e litoral, que se disponibilizam a fazer a entregam sua sede, que fica no bairro do Cangaíba, Zona Leste de São Paulo.

Outra forma de voluntariado na Ecopatas é para a triagem, organização e separação do material recebido, principalmente a separação das tampas por cor, o que valoriza bastante o material no momento da venda. 

 

Um dos objetivos do projeto é sensibilizar cada vez mais pessoas para a questão do abandono dos animais, adoção responsável e o impacto do plástico, quando descartado de maneira incorreta, nos aterros, rios e mares. 

 

Uma das perguntas que sempre surge é "por que só tampas?" A razão é que, por ser um material mais fácil de armazenar devido ao tamanho, as tampas se perdem mais facilmente nas ruas e na natureza. Outra razão é que devido ao tamanho alguns animais podem confundi-las com alimentos e ingeri-las, levando a sua morte.

 

Do ponto de vista do valor comercial as tampas plásticas possuem a vantagem, pois o material das tampas PP é muito utilizado pois são 100% recicláveis e largamente usado para a fabricação de: baldes, bacias, comedouros, capas de vassouras, vasos e uma vasta variedade de produtos. 

 

Ecopatas também recebe doações de lacres de alumínio, que da mesma forma são vendidos para a indústria de reciclagem e a renda revertida na castração de animais de rua. Além das tampas e lacres, a Ecopatas aceita doações dos seguintes itens:

 

  • luvas de látex descartáveis, 
  • fitas adesivas largas (para fechamento de pacotes)
  • sacos plásticos grandes resistentes 
  • ração para cães e gatos 
  • areia para gatos

 

Clique aqui para saber mais sobre os tipos de materiais aceitos e os que não são aceitos.