Botao Tendencias ESG.png

 

O ano de 2021 foi o ano de destaque para os investimentos em ESG, alcançando 10% dos ativos de fundos em todo o mundo, e as projeções é que continuem a crescer, beneficiando as empresas que são altamente avaliadas por seus esforços de sustentabilidade obtiveram ganhos recordes, impulsionados pela crescente conscientização em investimentos focados em questões ESG.

 

Mas muitos preveem que o boom ESG está só começando, portanto continuará seu rápido impulso em 2022 e adiante.

 

Aqui estão oito tendências de investimento em ESG previstas por especialistas para 2022.

 

Aumento do interesse dos investidores em investimentos ESG

As questões ESG devem se tornar ainda mais importantes nos próximos anos.

 

De acordo com estudos, pesquisas e estimativas de consultorias especializadas, a maioria das grandes corporações estão convencidas sobre a importância de investimentos sustentáveis ​​e alinhadas com os fatores ESG.

 

Além da Europa, considerado o mercado mais avançado para investimentos em ESG, os Estados Unidos estão focando muitos recursos e esforços para avançar com a implantação de modelos de gestão sustentáveis em base aos fatores ESG.

 

As questões sociais se tornarão mais proeminentes

Projeções mostram que os investidores estarão cada vez mais conscientes da importância do fator social do ESG, e como as empresas estão endereçando questões como a desigualdade social e seus impactos, apoio de fomento a comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade, dentre outros.

 

Pesquisas recentes apontam que mais da metade dos gestores de ativos globais disseram que as questões sociais se tornaram mais importantes para eles durante a pandemia e que esse panorama não vai mudar.

 

Espera-se que eventos que destacaram nos últimos tempos envolvendo questões de justiça social, como atos violentos envolvendo racismo, violência contra mulher, trabalho explorando mão de obra infantil, e outras questões sociais relevantes, tragam mais fundos para o setor ESG.

 

O escrutínio sobre a 'lavagem verde' aumentará

Greenwashing, ou lavagem verde, refere-se ao potencial dos fundos representarem de forma clara a extensão em que suas práticas são ecologicamente corretas, sustentáveis ​​ou éticas. Com isso, poderá haver uma bifurcação do mercado, onde empresas que genuinamente se envolvem em questões ESG de destaquem mais do que outras.

 

Espera-se que a regulamentação fique mais rígida, com a SEC e a ASIC dos EUA pressionando por divulgações ESG cada vez maiores de empresas e fundos de investimento. No Brasil, CVM e B3 estudam intensificar critérios ESG para as companhias listadas.

 

No mundo inteiro, o ativismo crescente dos acionistas desempenhará um papel importante para garantir que as empresas cumpram suas declarações ESG.

 

Crescimento em Biotecnologias

A indústria de ciências da vida experimentou um crescimento maciço nos últimos dois anos, e espera-se que continue em 2022 e além. Basta avaliar o que aconteceu quando a ciência foi chamada para o desenvolvimento de vacinas contra Covid.

 

A indústria está gradualmente se movendo em direção a um modelo de terapias personalizadas para populações específicas de pacientes e se afastando dos esforços de P&D das grandes empresas farmacêuticas. Isso se encaixa perfeitamente para populações vivendo em situações de vulnerabilidade em regiões pobres do planeta.

 

De acordo com especialistas, será cada vez mais difícil para as grandes empresas farmacêuticas e de biotecnologia gerenciar a execução desses programas internamente.

 

No futuro, as empresas de biotecnologia precisarão recorrer a parceiros que possam fornecer um processo de produção simplificado e produtos socialmente responsáveis.

 

Biodiversidade e alimentação

Segundo um relatório da ONU de 2019, a biodiversidade e a disponibilidade de alimentos na Terra estão sob ameaça gritante, os cientistas alertaram que 1 milhão de espécies – de um total estimado de 8 milhões – enfrentam a extinção.

 

Por outro lado, a conscientização está aumentando, e o desejo de fazer mais com os recursos que temos impulsionará os investimentos nas empresas que atuam nesse espaço.

 

Tecnologia da água, metais verdes e empresas agrícolas são algumas das ações que podem receber o fluxo de investimentos em 2022.

 

Consolidação no setor de energia

Especialistas estão apostando que os acordos decorrentes da cúpula da COP26 do mês passado impulsionarão mais investimentos no espaço do aquecimento global.

 

A busca por utilização de energia renovável e a eliminação progressiva de fontes de energia antigas, como o carvão, serão um tema persistente em 2022.

 

Especialistas preveem maior consolidação no setor de combustíveis fósseis, e claramente o prognostico de aumento de consumo deste tipo de combustíveis parece ser inevitável para 2022, o que empurra as empresas focadas em soluções sustentáveis a buscar alternativas para substituir os combustíveis fosseis.

 

Títulos verdes vão explodir

Outra grande tendência para 2022 e adiante será a explosão na emissão de títulos verdes, segundo especialistas.

 

Grécia, Alemanha, Dinamarca e França são apenas alguns dos países que aumentarão os empréstimos nacionais por meio da emissão de títulos vinculados à sustentabilidade.

 

A simplificação de relatórios e regulamentos na Europa e na Ásia como resultado da COP26 apenas apoiará a dinâmica do mercado e o fluxo de fundos para esta categoria de investimento.

 

Frase cuidar da terra.png